segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Testando o Windows Live

Voltei do fim de semana onde quase fiquei longe do computador. Exceto por duas recaídas - um email importantíssimo e um ilustrador que me despertou atenção - fiquei totalmente ausente.

No sábado, eis que junto com a Revista Veja, chega um CD do Windows Live. Apesar de parecer que voltamos aos tempos dos CDs do UOL e do Terra, resolvi instalar no meu Windows XP. Já estava sabendo que a Microsoft estava avançando nos campos dominados pelos concorrentes.

Estou escrevendo diretamente do Writer, um programa para publicar em vários blogs, inclusive esse que vos escreve. Clique na imagem abaixo para ver melhor.

writer

Achei muito interessante e vejo bastante praticidade para se trabalhar offline, afinal, nos tempos de chuvas torrenciais em São Paulo, não se pode esperar que teremos internet 100% do tempo - na verdade, nem energia elétrica. O que me chamou bastante atenção é a possibilidade de inserir mapas do Live Maps, vídeos e tabelas. Muito interessante também é a funcionalidade de inserir hiperlinks com botão direito do mouse, algo ainda não existente para o próprio Blogger, por exemplo.

Sendo bem sincero, faz muito tempo que não publico post diretamente do site Blogger. Como o meu navegador é o Firefox, instalei a extensão ScribeFire que se integra totalmente ao browser e ainda me dá a possibilidade de já linkar a página de web que esteja aberta no momento. Muito útil para publicar notícias.

Ainda desconheço as consequências disso ao acessar o blog com outros navegadores ou sistemas operacionais. Por favor, me avise se algo estranho acontecer caso você use Firefox, Opera, Safari ou esteja utilizando o Linux ou Mac.

Outra funcionalidade que vem com o CD é o Live Mail. Basicamente, uma versão offline do seu hotmail ou qualquer outro webmail. Muito mais simples que o Outlook e desconfio que veio para substituir o terrível e extinto Outlook Explorer. Clique na imagem abaixo para ver melhor:

mail

Não recomendaria para quem acessa seus emails de vários computadores diferentes. Mas para quem acessa primordialmente em casa, é um site a menos para se carregar. Possui integração com o Live Messenger, ex-MSN.

Agora apresento a grande surpresa do pacote: a Galeria de fotos:

galeria-fotos

Esse programa veio claramente para competir com o pesado Picasa do Google. Além de oferecer ferramentas de correções da foto, pude publicar algumas delas no - pasmem - Flickr! E ainda suspeito que posso enviar algumas fotos para impressão em alguma empresa ou site que revele fotos digitais e entregue em casa. Infelizmente, nenhum serviço desse foi encontrado, apesar do que ouvi por aí que o Submarino recebia esses pedidos. Não é possível publicar em blogs, exceto o Live Spaces - serviço da Microsoft que engloba blog, "orkut", calendários, eventos e fotos na internet.

Mas uma outra função vai animar a garotada: a criação de fotos panorâmicas com apenas dois cliques. Selecione as fotos e clique na função e pronto! Inclusive, testei com fotos que não eram interligadas por nenhum ponto em comum e saiu algo bastante bizarro, porém interessante. Vejam aqui como ficou.

Por último, avaliei o Proteção para a Família. A Microsoft, muito preocupada com o que a molecada anda acessando pela internet, criou esse serviço para que os pais monitorem as atividades dos outros e bloqueiem páginas consideradas suspeitas.  Não sei como isso funciona exatamente, mas a lógica é que os pais criem um ID do Windows Live para seus filhos e criem privilégios de acesso. Minha única constatação é o fato de que crianças aprendem a mexer em computadores muito rapidamente e logo serão elas que vão instalar a Proteção contra os Pais. Imagino a cena: "pai, se você não me deixar sair com o carro hoje, conto pra mamãe que acessou o site de acompanhantes!".

Não me preocupei em avaliar o Live Messenger nem o Toolbar. Creio que são funcionalidades muito usadas e conhecidas.

Avaliação final: Todas essas ferramentas podem ser baixadas gratuitamente do site http://get.live.com/ sem a necessidade do CD. Além da instalação, os programas incentivam o cadastro no Live ID. O Live Mail - antigo Hotmail - continua recebendo infinitos spams. Mesmo criando uma conta novinha, com outro nome, já recebi cerca de 20 phishings.

Alguns programas valem a pena em determinadas situações. Recomendo o Writer para quem gostar de escrever e publicar bastante em blogs, devido à capacidade de se trabalhar offline.

A Galeria de Fotos pode ser excelente para usuário leigo e doméstico. A integração com Flickr é um ponto forte, mas não deve ser o único fator de escolha, pois o próprio Flickr Uploadr 3.0 é infinitamente superior.

No entanto, a Microsoft tem muito caminho à percorrer para melhorar esses produtos e serviços e não tenho dúvidas que essas melhorias ocorrerão e os concorrentes devem estar correndo para inovar ou perdendo o sono tendo pesadelos com a gigante do software.

Update: Creio que o próprio Proteção para a Família impediu o funcionamento do Windows Live Writer. Talvez seja um programa que protege o computador de você mesmo.

Update 2: Estou usando o Write para editar um post já publicado e parece que funciona também. Só gostaria de notificar que deu erro na desistalação do Live Care (Proteção para sua Família). Já enviei um relatório de erros e espero que o problema seja resolvido. By the way: programa foi desistalado.

Nenhum comentário: